Carregando...

Fisioterapia no Ganho das Qualidades Físicas e Musculares

Fisioterapia no Ganho das Qualidades Físicas e Musculares

- Hipertrofia muscular

Sabe-se que o ser humano, a partir de 40 anos, tende a perder, progressivamente, a sua massa muscular. Com a chegada da terceira idade, já haverá, aproximadamente, 30% de perda e o processo continuará evoluindo.

A massa muscular é um importante centro energético do corpo humano, é por meio dela que expressamos nosso movimento, equilíbrio e podemos caminhar – com sua respectiva perda progressiva, essas habilidades vão se deteriorando gradativamente.

Assim, um grau maior de imobilidade tende a gerar obesidade e problemas de saúde relacionados com o sedentarismo, o equilíbrio começa a ficar debilitado, com risco de quedas, e o caminhar vai deixando de ser natural, começando as dificuldades de locomoção.

A Fisioterapia intervém nesse processo, objetivando sempre reverter esse quadro de perda da massa muscular e das suas qualidades intrínsecas. Através de exercícios específicos, renova-se e adquire-se aporte muscular aos pacientes, tentando evitar os efeitos deletérios da perda progressiva da massa muscular.