Carregando...

Fisioterapia Preventiva

Fisioterapia Preventiva

A fisioterapia preventiva é o ramo da fisioterapia que não se preocupa apenas com a reabilitação, mas também com a prevenção, visando muito mais do que atender pessoas doentes. É promover a saúde e prevenir doenças, levando a uma melhora geral da qualidade de vida.

Trata-se de um conjunto de procedimentos fisioterapêuticos que ajudam no controle dos sintomas de doenças; na melhora da coordenação, concentração e postura; no aumento do relaxamento muscular, redução de tensões; etc. Consegue combater várias doenças, depressão, dores nas articulações e músculos, prevenindo o aparecimento de lesões musculoesqueléticas ligadas a atividades dentro do ambiente de trabalho (LER/DORT).

A fisioterapia preventiva é de total importância na terceira idade. Nessa fase, o indivíduo está mais vulnerável físico-funcionalmente e é de extrema necessidade, o estímulo à prevenção de patologias e deficiências, também é importante entre os jovens e atletas para prevenir lesões, sendo assim aplicada a todas as idades. Não tem contra indicações, mas deve ser orientada e acompanhada por um profissional capacitado.