Carregando...

Coluna Lombar

Coluna Lombar

A coluna lombar é composta de 5 vértebras e 4 discos intervertebrais, que assim como o restante dos segmentos, tem a função de sustentar o nosso corpo. Imagine que a nossa coluna é como o pilar de sustentação de um enorme edifício, neste caso, a lombar seria a estrutura que toca o solo e para tanto ela tem que estar preparada para sofrer pressões e se adaptar, certo? Acontece que nem sempre é assim. As vezes surgem fatores que mexem com a estabilidade da coluna, dos discos, ou ainda das estruturas que circundam a região, e isso gera dor.

A dor lombar, ou lombalgia, não é uma doença, mas sim um sintoma. Desta forma, as causas dessa dor podem ser inúmeras, variando desde postural, muscular,estrutural, herniações e até mesmo problemas internos, como os renais. A boa notícia é que a grande maioria dessas dores é tratável e aguda, ou seja, tem o início repentino e curta duração se tratada adequadamente.

Independente da causa, a lombalgia deve ser tratada, e isso não é uma receita de bolo, ou seja, é necessário adaptar o tratamento para cada indivíduo. Para tanto faz-se necessário uma avaliação criteriosa do indivíduo e de seus hábitos, a fim de direcionar o tratamento e traçar uma conduta específica para cada indivíduo.