Carregando...

AVC - Acidente Vascular Encefálico

AVC - Acidente Vascular Encefálico

O acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.

O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), o mais comum, é causado pela falta de sangue em determinada área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria. O Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) é causado por sangramento devido ao rompimento de um vaso sanguíneo.

Os sintomas podem ser diminuição ou perda súbita da força, alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo; perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos; alteração aguda da fala; dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente; vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.

O AVC é uma das patologias que mais incapacitam para a realização das atividades cotidianas; o tratamento e a reabilitação da pessoa vitimada de um AVC dependerá sempre das particularidades que envolvam cada caso. Para que o paciente possa ter uma melhor recuperação e qualidade de vida, é fundamental que ele seja analisado e tratado por uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, fisioterapeutas, médicos, psicólogos e demais profissionais.